quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tríade: fé, esperança e caridade

Pensando no Lennon:" (...) Eu estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo." pensei e encontrei mais outras coisas. Eu mesma posso nem existir e ser apenas uma ilusão como é tudo o que vemos e sentimos. Então: "existir, ex sister – é “sair de um lugar para outro”, o ser humano é alguém que caminha, portanto com um horizonte, com um sentido. E inerente à sua “caminhada” vital, tem como companheiros de estrada, a FÉ, a ESPERANÇA e a CARIDADE, profundamente inseridas em sua realidade antropológica. Esse ser humano viajante (homo viator) é alguém que ACREDITA, que ESPERA e que AMA pelo simples fato de “existir”.
Não precisa de muito tempo, para o ser humano perceber que a motivação mais importante e mais poderosa capaz de dar sentido à vida é o AMOR. O amor faz da vida uma missão, um caminho com objetivo, seja do jovem que se apaixona, da mãe que cria o filho, do amigo que ampara o outro... o amor é uma força centrífuga e não centrípeta, que leva “para fora” ao encontro do outro para servir o outro, portanto uma realidade profundamente existencial, personalizante e personalizada. Logo, quem não ama, não é pessoa." (Alex Villas Boas)

3 comentários:

  1. Gostei muito de suas palavras...
    Realmente seu raciocínio foi interessante, pois é verdade, todo mundo precisa amar alguma coisa, seja ela qual for, para dar/ter sentido a/na vida.
    bjos e tchaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. =)
    O raciocínio não é de minha autoria, mas o encontrei fuçando termos em que estava pensando e achei interessante. Concordo plenamente com isso.
    Sempre gostei de filosofia e a pedagogia trouxe esses conhecimentos, como diria Paulo Freire:"o ser humano é um ser histórico, cultural, inacabado - consciente do inacabamento e em permanente movimento de busca do ser mais" Ser mais e amar é o sentido do existir.

    ResponderExcluir